Como pode um jovem conservar pura a sua vida?
É só obedecer aos teus mandamentos! - Salmos 119:9

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Vocacionado e não Voluntário. - (II Samuel 18: 19-33)

(leia II Samuel 18: 19-20,22)

Com esses três versículos, chegamos a uma conclusão: Deus não pode usar um voluntário porque essa pessoa dita o que vai fazer e não está submissa à autoridade e a nenhuma liderança; quer liderar sem ser liderada. Não tem autoridade quem não está sob autoridade. O voluntário dita o que vai fazer, mas Deus convoca seus valentes. Ele vocaciona de acordo com sua soberania, de acordo com a sua graça. É fundamental ser chamado por Deus e ter consciência do propósito, do plano que Ele têm para as nossas vidas. Isso requer intimidade, oração, OBEDIÊNCIA. submissão, trabalho árduo, sério. Joabe, que era o líder do 'exército', responde aquele rapaz: você não tem mensagem conveniente. Deus não pode usar uma pessoa que não tem uma mensagem conveniente. Quem não tem uma mensagem conveniente, é por que não tem vida conveniente, não tem testemunho conveniente na família, na sociedade, com Deus e consigo mesmo; é por isso que Deus não pode usar uma pessoa que é apenas voluntária; ela não tem submissão, não tem humildade, não tem obediência e muito menos unidade, não sabe trabalhar em equipe, sempre tem inveja, sempre tem problemas, porque não sabe seu lugar e tempo adequado e o ministério específico que Deus tem para ele.
Aimaás, filho de Zadoque, sacerdote, homem de bem, era contudo uma pessoa inconveniente, teimosa, descartada. Quero dizer uma coisa, que para que Deus o use, ele não olha de quem você é filho ou de quem deixou de ser filho; não olha a sua cor, não olha se você tem dinheiro, ou se não tem dinheiro; ele olha se você tem coração, se você é servo. Deus usa pessoas que servem por amor, que não são obrigadas. A Bíblia diz que Deus usa pessoas assim, que reconhecem a autoridade divina. Joabe disse para Etíope: vai tu e diga para o rei o que você viu. Deus só pode usar alguém que vê alguma coisa; que enxerga, que sente, que não está anulada espiritualmente, que vê as coisas de Deus, que ouve, que está viva espiritualmente.
E a Bíblia diz que ele se inclinou; Deus usa pessoas que se inclinam (inclinar-se quer dizer dar reconhecimento, só se inclina quem é humilde). Deus não pode usar uma pessoa soberba, por que ele rejeita o soberbo, o soberbo não reconhece o pecado, a autoridade, o serviço, ele não reconhece a liderança; não reconhece nada, não reconhece a voz de Deus; por isso ele não se inclina. O homem cheio de si é sempre vazio de Deus.
Você quer fazer grandes coisas? Quer fazer grandes coisas para Deus? Comece pequeno. Tem gente que quer começar lá em cima, não é verdade? Não conheço pessoas que começaram lá em cima e continuaram, mas conheço pessoas que começaram pequenas e hoje são servas do Senhor, e fazem grandes coisas, por que as pequenas coisas é que agradam a Jesus. Você ouve a voz de Deus com nitidez a ponto de correr? Ao ponto de se inclinar? Ao ponto de trabalhar? Ao ponto de produzir? Quando Deus falou com Samuel: "Samuel, Samuel" - Ele respondeu: Fala, Senhor, por que teu servo ouve. O mesmo foi com Abraão. Mas, e você? Você responde, quando Deus te chama? Tem gente achando que para ser usado é preciso ter nome. Deus não usa nome, não usa estrelas, mas usa uma pessoa. Deus quer usar você; é você o etíope. Deus usa servos; vocacionados. Infelizmente Aimaás era apenas um voluntário.








Um comentário:

  1. Palavras sábias,de uma grande sabia e pensadora !
    Sou fã eternamente !

    ResponderExcluir